top of page

O Líder Invisível

  • Foto do escritor: Luiz Totti
    Luiz Totti
  • 21 de mai. de 2019
  • 4 min de leitura

Deixe sua equipe crescer enquanto você pensa

na estratégia do futuro. Seja "invisível"


 

Chefe, gerente, diretor, capataz, coronel, comandante... nada disso é garantia de uma equipe forte e coesa. É preciso que haja um líder! E o líder não é necessaramente aquele que está à frente de tudo e de todos, que brilha acima de sua equipe. O melhor líder é o líder invisível, aquele que não aparece nem brilha mais que sua equipe, mas que inspira e motiva. Não, eu jamais disse e jamais diria o líder ausente, eu disse invisível. Ah, Totti, mas isso não é possível! Claro que é e, para ser “moderninho”, vou tomar como exemplo os grupos em mídias sociais, em especial, no facebug, oooops, Facebook!


Quando um grupo é criado, ele surge com uma idéia, de disseminar conteúdo específico, para um público específico para transmitir uma mensagem que faça sentido para o criador desse grupo. Essa é a visão e será o centro de gravidade de tudo o que acontecerá naquele entorno a partir dali.


Com o crescimento do grupo, começam as dores, pois a internet, em alguns momentos, se transforma em terra de ninguém, e é preciso se definir as regras baseados nos conceitos morais de quem esta à frente, que devem ser seguidas por aqueles que decidirem participar desse seleto grupo. Esses são os valores, e eles são o filtro que seleciona os novos membros para o grupo.


Então o grupo se torna maior do que a capacidade de seu criador de administrar, e ele precisa, então, encontrar pessoas que o ajudem a controlar a turma, mas que compartilhem dos mesmos valores e da mesma visão. É aí que começam os primeiros sufocos, pois à distância e sem ter contato suficiente para julgar, a escolha vai por feeling, por empatia. Começa-se com um pequeno grupo que vai se adaptando e ajudando o criador a montar a estratégia de atuação. Esse é o grupo de gestão, os membros iniciais que carregam nos ombros as responsabilidades e os riscos do conteúdo do grupo.

Vejam que até agora, o líder não apareceu fisicamente, ele segue nos bastidores, direcionando e tomando as decisões mais críticas enquanto seu pequeno grupo vai lhe dando as condições de continuar crescendo e ampliando o seu mercado de atuação, ou seja, outras formas de mídia. Por isso é importante a pluralidade e diversidade de conhecimentos e comportamentos, para enriquecer o grupo e facilitar a vida do líder.

Caso seja bem sucedido nesses primeiros passos, a expansão do grupo ocorrerá de forma automática e exigirá um outro grupo de pessoas para ajudar no controle de admissão e na avaliação de conteudos comparando-os com as regras, a visão e os valores. Em grupos, chamam-se moderadores. E é aí que o líder invisível usa de seu poder de convencimento, atraindo para o grupo pessoas com a motivação necessária para dar a ele a tranquilidade que precisa para continuar seu prpcesso de criação e expansão. Agora ele já precisa de ainda mais diversidade, pessoas em diversas localidades, de todos os gêneros, idades, atitudes, experiências... é preciso aproveitar cada habilidade. A juventude, a experiência, a inteligência, a capacidade de proteção digital, a habilidade de criar, de escrever, de pressentir problemas, de vigiar, de incentivar, de participar, de fazer rir e até de, se necessário, dar “tapa na orelha”, ou seja, colocar as coisas no seu devido lugar. O conjunto de forças faz uma enorme diferença. E tudo isso, reparem, com o líder nos bastidores mantendo a direção e a atenção aos possíveis desvios. E mantém a tropa unida, cada um no seu papel, motivando, inspirando e se divertindo.


Nem sempre será tranquilo... há momentos em que se precisa tomar decisões pesadas, eliminação de posições, troca de guardas e mesmo eliminação por não seguimento de regras. Faz parte, é preciso manter a cultura da organização o mais alinhado à missão e valores.


O líder invisível, quando bem sucedido em sua forma de gestão, conseguirá obter de sua equipe o melhor desempenho possível, criará uma união fraternal entre seus membros, ainda que com conflitos saudáveis, saberá extrair de cada um aquilo que tem de melhor e, ainda assim, sem aparecer. O grupo simplesmente segue o líder, ainda que não saiba quem ele seja, pois acredita em sua visão, compartilha dos valores e tem os mesmos objetivos.


É assim que funciona um excelente grupo de Facebook (qualquer semelhança será merá coincidência).


Agora releia tudo o que escrevi até agora e substitua “grupo do Facebook” por uma empresa. Ah, não é tão diferente, correto? Todos os passos aqui citados são, na verdade, aplicáveis a qualquer empresa... por que não importa a plataforma, o sistema ou a forma, interessa é o quão inspirador, motivador e encorajador um líder é. Quanto mais invisível e mais capacitado nesses atributos, mais forte e bem sucedida será sua equipe.


Seja um líder invisível... sente-se à beira de um lago, arquitetando o futuro, enquanto sua equipe, inspirada e motivada, dá conta do recado

 
 
 

Comments


  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

© 2018 By Luiz Totti.  Proudly created with Wix.com

bottom of page