top of page

Alternativas gastronômicas em “Terrão e Tornozelo”

  • Foto do escritor: Luiz Totti
    Luiz Totti
  • 28 de jun. de 2011
  • 3 min de leitura

Se o que é bom dura pouco, como se diz no popular, então nosso final de semana no alto da serra Gaúcha foi simplesmente espetacular, pois durou, relativizando a questão temporal, pouco mais de um par de horas. Foram quatro dias maravilhosos, envolvidos pela mística de Gramado e Canela e carinhosamente abraçados pela neblina persistente, raramente interrompida pelas gotas de chuva geladas que caíam sempre no início da noite, uma espécie de batismo aos então marinheiros de primeira viagem. E um convite irrecusável de provar as delícias do lugar, fruto da mistura das culturas européias que colonizaram a região, prevalecendo a italiana e a alemã, mas certamente influenciada por todos os povos de regiões mais frias do Velho Continente.

Fizemos então o já tradicional roteiro gastronômico dos Totti, em busca dos melhores sabores e das curiosidades de cada lugar e deixo abaixo os comentários sobre os locais que visitamos não somente em Canela e Gramado (vocês não acreditaram que existiriam Terrão e Tornozelo, não é mesmo???) como também em Bento Gonçalves, pela ordem de preferência (foi muito difícil diferenciar os 3 primeiros...)

1 – Churrascaria Garfo e Bombacha – localizado em Canela, a caminho do Parque Caracol aparece em primeiro lugar não só pela qualidade das carnes (com o costelão assado na brasa por mais de 8 horas) mas pelo aspecto cultural, com a apresentação de danças e músicas regionais com muita interatividade. Não é um rodízio tradicional, pois, após uma deliciosa sopa de capeletti, “és tu quem busca” a carne na boca da churrasqueira e faz a sua escolha, além de um vasto Buffet de pratos quentes e saladas. Fica a dica: ao final do show o apresentador sempre oferece lembranças do local aos que subirem no palco... pode ir, sem medo de “pagar mico”, afinal, eu fui e não deixaria nenhum amigo se expor caso houvesse qualquer risco.

2 – Restaurante Canta Maria – fica em Bento Gonçalves e tem, de longe, um dos melhores galetos de toda a serra. Como entrada, uma fantástica sopa de capeletti, seguido por polentas e queijo grelhados, o radichio com bacon, galeto e você ainda tem a opção de grelhados e um rodízio de massa; vá preparado para comer muito, e muito bem. A carta de vinhos é sempre muito boa.

3 – Carlito’s Restaurant Fondue – na Avenida das Hortências, nos foi indicado como o melhor fondue da cidade e realmente não decepcionou. Após uma espetacular sopa de capeletti, a seqüência de fondue começa com o de queijo, que pode ser preparado com o pão italiano, batata, polenta entre outras opções; o sabor do queijo é inesquecível... a seguir vem o fondue de carne que, tradicionalmente, é servido com mais de 10 molhos, mas você prepara a carne na chapa quente; fica a dica: peça o fondue de carne tradicional, para você imergir no óleo quente... fica mais gostoso. Finalmente, a sobremesa, 6 ou 7 tipos de frutas com chocolate. Fora o vinho e chopp artesanal produzido na cidade.

4 – Alpine La Table – Gramado - fomos para comer uma raclete, que é servida após uma sopinha básica de capeletti. Estávamos habituados com um tipo de racleteira em que o queijo é colocado sobre a superfície quente antes de ser raspado sobre a batata. Nesse caso, o queijo fica em forminhas individuais ao lado do fogo que aquece uma chapa com as batatas, copa, salame, etc são grelhados na manteiga... o processo é muito lento e logo o adaptamos, colocando o queijo para derreter sobre a chapa quente. O sabor é muito bom, mas não combinou muito com salame e copa, não.

5 – Restaurante Mirabelle (Hotel continental) – onde ficamos, em Canela, e onde almoçamos no primeiro dia e jantamos na última noite. Nada espetacular, mas tem uma sopa de capeletti servida no pão italiano que é muito saborosa. O preparo dos pratos não tem muito refino e a apresentação também não é das melhores. Tem um menu especial para crianças com nomes criativos e feitos muito rapidamente, o que sempre é importante quando se tem crianças esfomeadas com você. O serviço é muito bom, mas deixou a desejar na qualidade

6 – Galeto Itália – Gramado – de longe o que mais nos decepcionou. Um Buffet fraco e uma seqüência de massas, após a sopa de capeletti, claro, que não agradou. O galeto, razoável na textura, mas muito básico no sabor.

Se eu tivesse apenas um dia na região, certamente iria almoçar no Garfo e Bombacha, jantar no Carlito’s e não deixaria de visitar o Mundo a Vapor, o Mini Mundo e muito menos a aldeia do Papai Noel, um outro mundo dentro do mundo da Serra Gaúcha.

E você, o que faria e onde comeria se tivesse apenas um dia em Terrão e Tornozelo, ups... Gramado e Canela????

Comments


  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

© 2018 By Luiz Totti.  Proudly created with Wix.com

bottom of page